terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quem ESTOU!

Olá! O processo seletivo iniciou. Foi dada a largada para o tão esperado Guerreiros sem Armas 2012. Nesta etapa, preciso descrever alguns itens diretamente ligados a minha pessoa. Organizei um breve texto contemplando as informações solicitadas. Espero conseguir expressar um pouquinho sobre quem eu sou e minhas ações.

O ser humano recebe estímulos desde de dentro da barriga de sua mãe. Costumo dizer que os primeiros anos de vida de uma pessoa equivalem ao ¨efeito espoja¨. Todos os estímulos são novos, tudo chama a atenção e é absorvido de forma intensa. Com o passar do tempo vamos criando nossa personalidade, que muitas vezes acreditamos ser livre de influências externas e, principalmente, de nossa família. Doce ilusão!

Até pouco tempo atrás eu mais parecia uma cópia do que seria uma mistura de meus pais, do que qualquer outra coisa. Acho que o divisor de águas foi quando comecei a perceber uma conexão maior com o mundo. Sentir-me parte integrante de algo maior do a ¨barra da saia da minha mãe¨, fez com que eu fosse de encontro com um mundo novo onde eu deveria me posicionar de acordo com minhas convicções. E quais eram essas convicções? Quais meus valores e princípios? O que faz a diferença em minha vida, que tipo de pessoa eu quero me tornar e que caminho seguir. Essas foram perguntas iniciais.

Basicamente SOU um sonhador. Sonho com uma reorganização da sociedade, de tal forma que todas as pessoas possam deixar aflorar o que existe de melhor dentro de si. Sonho com um mundo com mais amor, carinho, diálogo, igualdade e direitos respeitados. Desta forma, hoje ESTOU buscando um propósito maior de vida que se enquadre dentro de meus valores e princípios.

Dentro dessa busca venho enfrentando dificuldades no que diz respeito à carreira profissional. As carreiras tradicionais não se enquadram exatamente em tudo que tenho descoberto sobre mim. O conceito de negócios sociais é que está abrindo portas e me deixando mais tranquilo para enfrentar o que considero meu maior desafio: não me deixar influenciar pelos padrões comuns da sociedade e manter o foco nesta busca de um propósito maior. Assim, decidi que vou experimentar alguns caminhos diferentes até que encontre as ferramentas certas para satisfazer meus anseios pessoais e profissionais.

Abaixo, separei algumas ações e trabalhos que já realizei e que me identifiquem como um Guerreiro sem Armas.

  • Desde setembro de 2010 assino a coluna Pensamento Verde no caderno Mais Preza, do jornal Correio do Povo (RS), onde escrevo sobre sustentabilidade e afins. Nesse link vocês podem verificar uma das últimas colunas.
  • Durante um ano (2010/2011) mantive uma conta no Twitter (@pensamentoverde) e um blog de mesmo nome, onde divulgava assuntos ligados à área de sustentabilidade e afins. No momento não estou atualizando o Twitter nem o blog.
  • Março/11: Mobilizei artistas gaúchos para uma ação simbólica ligada à Hora do Planeta, realizada pelo Grupo Record RS, durante a festa de aniversário de Porto Alegre. Escrevemos uma letra de música e gravamos um vídeo que passou no momento em que desligamos as luzes do evento.


  • Maio/11: Participei da etapa mão na massa do Oasis Bom Jesus, em Porto Alegre.



  • Outubro/11: Participei de todas as etapas do Oasis Vila dos Pescadores, também em Porto Alegre.







Por fim, calculei minha pegada de carbono segundo uma calculadora indicada pelo pessoal da seleção. Me atrapalhei um pouquinho na hora de calcular, mas acho que é isso:

  • 20750 pounds of CO2 per year per household member.
  • 9412 Kg de CO2 por ano.


Abraços!

Denz

13 comentários:

  1. Bom texto!
    Acredito que o segredo está em, além de perceber-se como uma esponja, perceber o que está sendo absorvido. Desta forma, passamos a frequentar lugares que nos acrescentam mais, conhecer pessoas cujas idéias somem às nossas (mas nem por isso deixar de interagir com aquelas pessoas que parecem não ter um propósito maior, pois plantar a semente nestas faz toda a diferença), passamos a falar de assuntos que nos façam sonhar mais e ter certeza que estamos no caminho certo. Enfim, passamos a absorver a água da fonte que desejamos.
    Tenho encontrado dificuldades parecidas com as tuas em relação à carreira profissional. Como sabes, estamos numa caminhada semelhante e, como não acredito em acasos, se nos encontramos é por que há um propósito! Quero que saiba que pode contar com o meu apoio nessa nossa busca pelo bem comum. Ainda não sei exatamente onde quero chegar, mas estou dando tiros de amor para tudo que é lado e construindo o meu caminho.
    Se tiver interesse, dá uma conferida no meu blog! http://gabrielmold.blogspot.com
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não foi por um acaso que nos cruzamos por aí. Através de ti conheci o Projeto Rondon e aumentei minha REDE DO BEM!
    Espero de alguma forma contribuir na tua busca por um propósito maior e na identificação de uma oportunidade de organizar tua carreira profissional em função desse propósito.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caaara tu é o @pensamentoverde! Bá, que sensação boa essa de identificar alguém virtual no mundo real, não imaginei... acompanhava o teu trabalho no Twitter (te seguia), muito legal. Ah, e o texto ficou bacana também. Me identifiquei profundamente com aquela parte que fala das carreiras tradicionais e de como elas não abarcam nossas potencialidades, anseios, e necessidades com relação ao planeta e aos terráqueos. Enfim, boa sorte com as tuas buscas, e paz no teu caminho!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Estou torcendo por ti. Fosses essencial no Projeto Oasis e sei que tens muito potencial pra espalhar por aí. Espero que encontres uma carreira que te faça muito feliz. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo!!! Eu te sigo no twitter e acho que tu é um cara com muitas idéias boas, essa não deixa de ser só mais uma. Acho que poucas pessoas teriam tanto a ver com um projeto desse quanto tu, uma pessoa que se empenha a muito tempo e sempre que pode passa isso adiante. Você começa fazendo sua parte... Não tenho dúvidas que vais alcançar mais esse objetivo!! um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Demais cara!!!

    Fiquei muito feliz em ter te conhecido no Oasis Vila dos Pescadores. Você, com a sua energia e seu comprometimento, nos manteve confiante e com força para que o Oasis Vila dos Pescadores desse certo. Segue a tua jornada com essa energia e no caminho do bem que você irá realizar os teus sonhos... e pode me incluir nas novas aventuras!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Quando converso contigo e leio coisas como essa vinda de ti, vejo o quanto me acrescenta coisas boas na percepção de enxergar as coisas. Isso talvez aconteça porque sei e vejo o quanto você se rasga ao meio pra ver a realidade de muitas pessoas mudarem para o bem, não só das pessoas mas do mundo. Admiro isso em ti, e espero que nunca perca o foco desse teu sonho, tá faltando gente no mundo como tu.

    ResponderExcluir
  8. Denz, não é a toa que muitos se identificaram com a tua fala sobre carreiras "tradicionais" e outros caminhos possíveis! Acho que essa é a grande ruptura da nossa geração... E o melhor é que podemos ser o que quisermos. Podemos optar por carreiras tradicionais, ou podemos inventar novos rumos, novos negócios, novas formas de trabalhar e de conviver, de produzir!
    Cada caminho tem seus desafios e não há dúvida que são muitos, mas a REDE que formamos ao longo da vida está aí para facilitar tudo isso...
    É essa REDE que nos traz ideias, que nos possibilita vivências, e oportunidades como as
    que descreveste no teu texto!

    Acho que o que mais me chamou atenção nesse post foi o seu título, na verdade... Quem estou! Fantástico isso de não ser, de estar né? Ora aqui, ora ali, ora pensando assim, ora assado! Vamos nos permitir sempre mudar - de lugar, de casa, de opinião, de gostos, de projeto, de rumo!

    Parabéns pelo blog e por esse projeto, estarei acompanhando e fazendo o que for possível para contribuir! Sempre!

    ResponderExcluir
  9. Tuuuudo a ver!!
    Quero te ver lá no Guerreiros sem Armas. Tenho certeza que Porto Alegre vai ganhar muito com isso :)
    A rede do bem é imensa né? Que alegria.

    Beijos e parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Grande Denz !!!

    Cara quero te parabenizar pela inciativa.

    E como a Gabi disse Porto Alegre vai ganhar muito com isso.

    Parabéns pelo blog e pelo projeto, espero que muitas pessoas sigam teu exemplo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Felipe conviver contigo foi, é e sempre será um aprendizado e indescritivelmente prazeiroso porque você é capaz de semear seus valores... é um líder nato. Nossa luta por um mundo com mais amor, carinho, diálogo, igualdade e direitos respeitados deve ser contínua e tenho certeza que esse curso te trará ferramentas para cada dia ser mais efetivo. Estou torcendo por você porque você mais que merece!

    Abraços

    João Trevelin

    ResponderExcluir
  12. Oi, oi, oi, querido. Tudo bem contigo? Estou torcendo muito para que tua seleção seja feita. Vejo que esse trabalho só tem a ver contigo. Mas eu fiquei curiosa foi com aquele cálculo de co2 ali em cima. Como foi que tu fizeste?? Abração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu posso dizer que tenho muito orgulho de ser sua prima Felipe!Como Bióloga e ser humano, acredito que o planeta tem muita sorte de ter um ativista com a sua determinação e inteligência voltadas para as atitudes positivas.Parabéns pelo seu trabalho em prol do meio ambiente, e o ser humano exemplar no qual você está se tornando.

    ResponderExcluir