segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reduzir, Reutilizar e Reciclar a vida!


Boa noite pessoal!

A atividade número 2 consiste na utilização dos conceitos dos 3R'S Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Antes de mais nada preciso explicar que essa tarefa deveria ter sido postada até o dia 01/12, porém tive uma perda significante no início da semana passada. Meu pai deixou nosso plano, em busca de um local mais harmonioso, tranquilo e cheio de amor. Minha tarefa era identificar o que eu poderia Reduzir, Reutilizar e Reciclar em meu entorno, diminuindo assim, minha pegada ecológica.


Peço desculpas por não ter feito um post atraente, cheio de imagens e vídeos. Confesso que não tive a menor condição de preparar a atividade solicitada e que talvez o que eu traga para vocês não se enquadre no solicitado. Acho que a ficha ainda não caiu, pois já me sinto mais calmo, mas com um pouco de dificuldade em me concentrar. De qualquer maneira, vou tentar tirar proveito desta situação ruim para realizar esta tarefa e trazer algo que me chamou bastante a atenção.

Quando recebi a tarefa solicitada, rapidamente comecei a analisar o que havia dentro de minha casa, rotina pessoal, rede de relacionamento e meu posicionamento na hora de consumir e descartar. Estou ciente das consequencias de cada ação e de que devo sempre buscar novas alternativas e adaptar-me às novas tecnologias que vão surgindo. Porém, acho que ainda faço muito pouco. Minha contribuição ainda está muito no discurso e não na ação. Coisas básicas como cuidado com o consumo de energia, alimentos orgânicos (quando possível), produtos com a menor quantidade de embalagens e produção local, já fazem parte da minha rotina, porém, quero buscar novas formas de relacionamento com minha rede de contatos. Acho que atingirei novos níveis se conseguir encontrar novas alternativas junto com minha rede e para ela.

Bom, até aqui contei o que estava imaginando organizar antes de receber a notícia sobre meu pai. O que quero trazer para vocês é o choque que tive ao me deparar com o tipo de posicionamento que meu pai tinha em relação ao que acabei de descrever. Estive duas vezes na casa dele para buscar alguns documentos e deixar toda a casa trancada. Óbviamente conferi a situação de toda a casa e o que encontrei não me agradou muito. Por incrível que pareça, frequentei a casa dele por muitos anos, mas nunca me dei conta de algumas coisas tão simples. Meu pai era uma pessoa excêntrica. Uma mistura de Prof Pardal com Dr. Emmett Brown (De Volta para o Futuro). Ele possuia uma espécie de garagem de experimentos. Lá ele colocava em prática todos os planos mirabolantes que apareciam constantemente em sua cabeça. Só que para isso, ele precisava ter à mão um arsenal de quinquilharias. Meu Deus! Não sei como ele conseguiu acumular tanta coisa em um único lugar.

O único R que ele aplicava ao seu mundo era o Reutilizar, sendo especialista nisso. Os outros dois pareciam não fazer parte do seu mundo. Ele quase nunca colocava alguma coisa fora ou doava para alguém e isso incluia de tudo, desde roupas, livros, revistas e badulaques que antiquários adoram, até toda a parafernália eletrónica que ele tanto adorava. Para vocês terem uma ideia, encontrei aproximadamente 30 drives de disquetes daqueles antigos do tamanho de uma caxinha de CD. Placas de circuito impresso devem lotar um tele entulho. Partes de máquinas, ferramentas e tudo o que vocês possam imaginar, que podereriam ser recicladas, estão espalhadas por prateleiras que não tem fim.

A pergunta que ficou na cabeça: em que me diferencio do meu pai? Nossas atitudes são um pouco diferente, porém nem tanto. Na prática, não tenho certeza de ser um exemplo para as gerações futuras. Talvez eu apenas pense e fale mais sobre os novos conceitos de relacionamento com a sociedade e o planeta, do que efetivamente tenha atitudes transformadoras. Os conceitos quase todos já sabem, o que falta são pessoas que utilizem esses conceitos para gerar transformação. 

Vou aproveitar o tempo que levarei para organizar tudo que tem na casa do meu pai para pontuar consumo/produtos, situações e as atitudes que estarão na minha lista de metas para 2012.

4 comentários:

  1. Caramba! Que post poderoso! Puxa vida, meu amigo. Tu me surpreende a cada dia. Só o fato de estar voltado para isso e pensando em como fazer já te diferencia completamente. Mas o que estás fazendo vai muito além do que pouquíssimos se atreveriam. Meus parabéns por continuar conectado na beleza da vida. Tua força nos dá força também.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Guerreiro Felipe


    Sou Renata Laurentino e também estou no mesmo caminho que você. Estou adorando caminhar nessa jornada, tantos aprendizados em simples tarefas (que mudam tanto meu cotidiano)... Tanta coisa que nunca tinha parado para pensar... Realmente o mínimo que vai acontecer, é uma ampliação de olhar e uma consciência bem maior do meu lugar no mundo e das consequências das minhas ações...
    Escrevo para compartilhar meu blog: http://renatagsa2012.blogspot.com/
    E para te conhecer melhor...
    Esse é meu link do facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=1148277779
    Você está na comunidade Guerreiros Sem Armas do facebook? Sugiro que possamos trocar mais com todo o grupo que está caminhando!
    Não tenho muitos conhecimentos tecnológicos, mas estou me sentindo um pouco longe dos participantes...
    Um abraço...
    Fica o convite!!!
    Renata Laurentino
    renatalaurentino@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Felipe! Sincero, reflexivo e cosciente o post! Este é o primeiro passo para a mudança que você está buscando! parabens! abs!

    ResponderExcluir
  4. Denz, a vida na maioria das vezes é isso: tentar fazer dos limões e limonadas... com certeza conseguiste fazer dessa perda e dessa dor um lindo post, uma boa lição e uma reflexão valiosa!

    ResponderExcluir